quinta-feira, 26 de março de 2015

Debugando aplicações no Netbeans






Este tutorial descreve técnicas sobre como depurar o programa e descobrir o que está errado com ele. Primeiro vamos começar com algumas terminologias sobre depuração, e depois vou mostrar um pouco da depuração apresenta Netbeans tem para oferecer.

Gostou ? Se cadastre no blog clicando aqui

Parte 1: Terminologia

     Breakpoint - uma linha de código onde você quer "pausar" a execução de um programa. Por exemplo, se você quiser fazer uma pausa no programa na linha 14, coloque um breakpoint lá.

 
     Continue - continuará a execução do programa até que o próximo ponto de interrupção ou até que o programa termina


Parte 2: Características

     Call Stack - permite que você veja o atual pilha de chamadas de método. Por exemplo, se você colocar um ponto de interrupção na linha 15 no método foo (), você vai ver o método que chama foo (), e, em seguida, o método que chama esse método, e depois mais abaixo da linha ...

 
    Watches window - permite que você "vê" o valor de uma variável. Por exemplo, se você tem uma variável chamada "x", você pode digitar x dentro da call stacko e ver o valor que você vai do ponto de interrupção para ponto de interrupção.

 
   Mouse Over Variable - permite passar mouse sobre qualquer variável para verificar o valor dessa variável
 



Vamos colocar um ponto de interrupção dentro de um método, execute Netbeans no modo de depuração e dar uma olhada nas variáveis em um ponto de interrupção. Primeiro, use o projeto Tutorial dos tutoriais anteriores e coloque um ponto de interrupção dentro do método printName da classe Pessoa. Você pode colocar um ponto de interrupção, clicando no lado esquerdo dessa linha. Você vai notar um quadrado rosa aparece onde você clicar e toda a linha será realçado em rosa. Clicando em um ponto de interrupção que já definiu irá desativá-lo. 

Parte 3: Breve Introdução

Você pode colocar um ponto de interrupção, clicando no lado esquerdo dessa linha. Você vai notar um quadrado rosa aparece onde você clicar e toda a linha será realçado em rosa. Clicando em um ponto de interrupção que já existe, esse ponto será desativado.
 
pausa

Para iniciar a depuração, pressione o botão "Debug projeto principal". É o botão que está destacado em vermelho na imagem abaixo.
 
btn

Depois de executá-lo no modo de depuração, você vai notar o programa fará uma pausa nessa linha. Você saberá que está em pausa porque a linha passará a ser de cor verde. Além disso, se você olhar para a Call Stack na parte inferior da tela, você vai notar a lista de métodos que levam a este ponto de interrupção. O principal método na classe motorista chamado printName na classe Pessoa.
 
breakhit


Agora que estamos em um ponto de interrupção, podemos assistir a qualquer variável disponível para nós neste momento. Esse artigo contém apenas uma única variável. Clique na aba Watches na parte inferior. Agora clique em Executar> Nova inspeção no menu superior. Escreva "name" para assistir a variável name e pressione o botão OK.
 


relógio


Depois de pressionar enter você vai notar que a variável nome é na janela Inspeções. Você também vai notar que o valor para esta variável, neste momento atual é de "Mike".
 
WatchWindow


Você também pode conseguir o mesmo efeito por apenas passar o mouse sobre a variável "name" quando esse ponto de interrupção é atingido. Veja a imagem abaixo.
 
mouseover

Quando você estiver pronto, você pode pressionar o botão continuar no topo. O programa irá concluir a execução como normal.
 


continuar


Este recurso destina-se a ajudá-lo a descobrir quais os valores das variáveis, sem ter que colocar um monte de instruções de impressão em todo o seu programa. É claro que existem muitos outros recursos avançados de depuração.Você pode aprender mais sobre a depuração através de pesquisa na internet ou ler o menu de ajuda no Netbeans.

Gostou ? Se cadastre no blog clicando aqui


Fonte : http://www.cs.columbia.edu/~cmurphy/summer2008/1007/netbeans/7_debugging.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário