sexta-feira, 15 de maio de 2015

Windows 7 mais rápido: 8 dicas para melhorar o desempenho do sistema



Algumas configurações de fábrica do Windows podem ser alteradas para deixar o sistema mais ágil e oferecer maior facilidade de operação. Vamos às dicas:

1- Desativando recursos não utilizados 

 O Windows, por padrão, carrega uma série de processos e aplicativos que em muitos casos não são utilizados, consumindo recursos do sistema.
 Abra o menu Iniciar e clique em Painel de Controle


 




Clique em "Programas > Ativar ou desativar recursos do Windows".  

 
 
Desmarque todas as funcionalidades que deseja desligar, por exemplo, os Gadgets do Windows. Importante destacar que esse procedimento é completamente reversível.

 

2- Cancelando programas pela Configuração do Sistema
A melhor ferramenta para desativar programas ocultos, que estão em atividade, é pelo  menu de "Configuração do Sistema":

a. Você pode acessar esse menu rapidamente apenas escrevendo "msconfig" no campo de busca do menu Iniciar.

 

b. Para cancelar a execução de qualquer programa na inicialização do sistema, vá à aba "Inicialização de Programas" e desmarcar a caixa do lado esquerdo do software selecionado.  

 


Nesta aba, muitos programas são exibidos com o nome de seus arquivos executáveis. Para saber a origem de qualquer item da lista, preste atenção na coluna "Local", no topo da aba. É possível editar essa planilha, aumentando o tamanho de suas linhas e mesmo configurando o tipo de informações você exibir, como nome do fabricante, linha de comando, data e muitas outros dados, de forma que você possa ter uma visão ampla do que seu computador está realmente executando.

3. Deve-se ficar atento em relação aos programas a cancelar na inicialização do sitema, isso porque muitos dos aplicativos executam funções importantes para a manutenção de seu computador; um antivírus, por exemplo, não deve ser cancelado. A melhor forma de controlar o que está sendo desligado, sem que você se perca ou cometa erros, é desabilitar uma a uma cada aplicação individualmente, reiniciando o computador e testando o resultado. Caso esteja tudo certo, acesse novamente no menu "Configuração do Sistema" e desligue outra aplicação. E assim por diante.

É um procedimento moroso, mas é o mais seguro. 


3- Aumentando a velocidade do navegador

Caso seu Internet Explorer esteja lento demais na hora de carregar uma página, verifique os add-ons que estão instalados. Uma das ferramentas do IE 8 e versões  superiores é um recurso que lhe mostra o tempo de carga de cada add-on. Para verificar essa informação, clique em "Tools > Manage Add-ons" (ou "Ferramentas > Gerenciar Complementos") e veja o tempo de carregamento na coluna do lado direito. 







É muito fácil que seu navegador instale um add-on que você talvez nem use, mas que fica lá consumindo recursos do sistema, acarretando lentidão. Para desativar um recurso não usado, clique com o botão direito sobre o adicional; em seguida, escolha "Desativar Sugestões" ("Disable").  


 


4- Impeça o Controle de Conta de Usuário de escurecer a tela

No Windows 7, sempre que o Controle de Conta de Usuário (CCU) aparece, a tela fica escura. Isso, muitas vezes é irritante. Mas você pode eliminar esse efeito.
Clique no menu Iniciar, digite na caixa de pesquisa "Controle de conta de usuário" e tecle Enter.

 

Agora, arraste a barra de controle para baixo até que surja a seguinte mensagem: "Notificar-me somente quando os programas tentarem fazer alterações no meu computador (não esmaecer minha área de trabalho)".  

 


Clique em OK e pronto.


5- Aumente a precisão do mouse

Se você realiza trabalhos de webdesign ou edição gráfica de alguma forma, sabe que o mouse é uma ferramenta mais do que necessária. No entanto, a precisão do mesmo pode não estar a mais adequada. Aprenda como configurar esse periférico:
Para começar, se a velocidade de seu mouse é algo que incomoda, então você pode diminui-la clicando no menu "Iniciar > Painel de Controle > Mouse". 



Você também pode apenas digitar "mouse" (sem aspas) na caixa de pesquisa no menu Iniciar.


 

 Na guia "Opções do Ponteiro", mova o controle da barra deslizante entre "Rápida" ou "Lenta" para deixar o mouse com a velocidade desejada. Marque também a caixa "Aprimorar precisão do ponteiro".

 


6- Use o teclado para mover o mouse
Uma característica de acessibilidade muito curiosa no Windows é chamada de "Teclas do Mouse". Essa função permite controlar o mouse com o teclado numérico. Ao fazer isso, você pode mover o ponteiro do mouse um único pixel adiante! Assim:
Clique no menu "Iniciar > Painel de Controle > Facilidade de Acesso..."


 

Agora, clique em "Alterar o funcionamento do mouse".  

 


Clique em "Configurar as Teclas do Mouse". 

 


Agora, você pode configurar as teclas do mouse a seu gosto. O mais importante aqui é marcar a primeira opção "Ativar Teclas do Mouse". Assim que tiver ativada a opção, poderá alternar os atalhos para o teclado como Alt esquerda + Shift esquerda + Num Lock (para ativar a função). 

 


7- Aero mais suave
A interface Aero, que já existe desde o Windows Vista, chegou para deixar seu sistema operacional mais atraente do ponto de vista visual, porém muito mais lento  para computadores menos poderosos. Mas existem alguns detalhes do Aero que podem ser desabilitados e que não removem a beleza da ferramenta. Ainda assim, você consegue ganhar agilidade na navegação. 
Primeiro, digite "Configurações avançadas do sistema" na caixa de pesquisa no menu Iniciar e tecle Enter.

 


A janela "Propriedades" do sistema irá abrir. Na caixa "Desempenho", clique no botão "Configurações..."

 

Na guia "Efeitos Visuais", marque "Personalizada" e desmarque as caixas: "Animar janelas ao minimizar e maximizar" e "Mostrar conteúdo da janela ao arrastar". Clique em "Aplicar" e em seguida em "OK". Feche a janela de propriedades do sistema.


  

Perceba que as janelas são maximizadas e minimizadas bem mais rápido e que, ao arrastar uma janela, aparece na tela apenas o contorno em vez da janela inteira.  

8- Alterando os efeitos visuais
Clique com o botão direito do mouse no ícone "Computador" e depois clique em "Propriedades".


 


Na nova janela seguinte, clique em "Configurações Avançadas do Sistema".
Agora clique em "Configurações de Desempenho" da caixa "Avançado".


 

Escolha "Ajustar para obter um melhor desempenho" e depois selecione uma a uma as opções que você prefere manter ou retirar de funcionamento. 

 
  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário