quinta-feira, 5 de maio de 2016

Como tocar Fear of the Dark em seu Arduíno




Todo mundo gosta de música, Isso é fato, mas algo realmente bom de ouvir  é solo ou riffs, seja a música do tipo que for. Quem "ouve" a música sabe o que estou falando.


video



Vamos parando de enrolação e vamos logo para a parte da programação de seu Arduíno junto com o buzzer para tocar o solo da música Fear of the Dark da banda Iron Maiden. Ainda tem alguns probleminhas, mas dá para ouvir muito bem.




Faça o download aqui do código fonte

Arquivo principal

#include "pitches.h"
#define NO_SOUND 0

int melodia[] =    {NOTE_D6,NOTE_A5,NOTE_A5,NOTE_D6,NOTE_D6,NOTE_E6,NOTE_E6,NOTE_F6,NOTE_F6,NOTE_E6,NOTE_E6,NOTE_D6,NOTE_D6,NOTE_E6,NOTE_E6,NOTE_C6,NOTE_G5,NOTE_G5,NOTE_C6,NOTE_C6,NOTE_D6,NOTE_D6,NOTE_E6,NOTE_E6,NOTE_D6,NOTE_D6,NOTE_C6,NOTE_C6,NOTE_E6,NOTE_E6,NOTE_C6,NOTE_C6,NOTE_D6,NOTE_A5,NOTE_A5,NOTE_D6,NOTE_D6,NOTE_E6,NOTE_E6,NOTE_F6,NOTE_F6,NOTE_E6,NOTE_E6,NOTE_D6,NOTE_D6,NOTE_E6,NOTE_E6,NOTE_C6,NOTE_G5,NOTE_G5,NOTE_C6,NOTE_C6,NOTE_D6,NOTE_D6,NOTE_E6,NOTE_E6,NOTE_D6,NOTE_D6,NOTE_C6,NOTE_C6,NOTE_E6,NOTE_E6,NOTE_C6,NOTE_C6,NOTE_A5,NOTE_A5,NOTE_E5,NOTE_E5,NOTE_A5,NOTE_A5,NOTE_B5,NOTE_B5,NOTE_C6,NOTE_C6,NOTE_B5,NOTE_B5,NOTE_A5,NOTE_A5,NOTE_B5,NOTE_B5,NOTE_A5,NOTE_A5,NOTE_D5,NOTE_D5,NOTE_G5,NOTE_G5,NOTE_A5,NOTE_A5,NOTE_B5,NOTE_B5,NOTE_A5,NOTE_A5,NOTE_G5,NOTE_G5,NOTE_B5,NOTE_G5,NOTE_A5,NOTE_A5,NOTE_E5,NOTE_E5,NOTE_A5,NOTE_A5,NOTE_B5,NOTE_B5,NOTE_C6,NOTE_C6,NOTE_B5,NOTE_B5,NOTE_A5,NOTE_A5,NOTE_B5,NOTE_B5,NOTE_F5,NOTE_F5,NOTE_D5,NOTE_D5,NOTE_F5,NOTE_F5,NOTE_A5,NOTE_A5,NOTE_G5,NOTE_G5,NOTE_F5,NOTE_F5,NOTE_G5,NOTE_F5}   ;
int tempoNot[] = {   2,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      2,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,   2,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      2,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,   4 ,     4,      4,       4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,      4,     4};// Duração d Not: Colcheia:8; Semínima: 4; Mínima:2; Semibreve:1



const int compso = 550; // Altera o compso da música 

void setup() {
  for (int Nota = 0; Nota < 128; Nota++) {//o número 80 indica quant not tem a nossa matriz.
    int tempo = compso/tempoNot[Nota]; //Tempo = compso dividido pela indicação da matriz tempoNot.
    tone(2, melodia[Nota],tempo); //Toca a nota indicada pela matriz melodia durante o tempo.
    // Para distinguir  not adicionamos um tempo entre elas (tempo da nota + 20%).
    delay(tempo*1.2);
  }
  
  
  
}
void loop(){
  //Não é necessária a repetição pois a mesma será feita pelo botão Reset.
}

Arquivo pitches.h

/*************************************************
 * Public Constants
 *************************************************/
#define NOTE_B0  31
#define NOTE_C1  33
#define NOTE_CS1 35
#define NOTE_D1  37
#define NOTE_DS1 39
#define NOTE_E1  41
#define NOTE_F1  44
#define NOTE_FS1 46
#define NOTE_G1  49
#define NOTE_GS1 52
#define NOTE_A1  55
#define NOTE_AS1 58
#define NOTE_B1  62
#define NOTE_C2  65
#define NOTE_CS2 69
#define NOTE_D2  73
#define NOTE_DS2 78
#define NOTE_E2  82
#define NOTE_F2  87
#define NOTE_FS2 93
#define NOTE_G2  98
#define NOTE_GS2 104
#define NOTE_A2  110
#define NOTE_AS2 117
#define NOTE_B2  123
#define NOTE_C3  131
#define NOTE_CS3 139
#define NOTE_D3  147
#define NOTE_DS3 156
#define NOTE_E3  165
#define NOTE_F3  175
#define NOTE_FS3 185
#define NOTE_G3  196
#define NOTE_GS3 208
#define NOTE_A3  220
#define NOTE_AS3 233
#define NOTE_B3  247
#define NOTE_C4  262
#define NOTE_CS4 277
#define NOTE_D4  294
#define NOTE_DS4 311
#define NOTE_E4  330
#define NOTE_F4  349
#define NOTE_FS4 370
#define NOTE_G4  392
#define NOTE_GS4 415
#define NOTE_A4  440
#define NOTE_AS4 466
#define NOTE_B4  494
#define NOTE_C5  523
#define NOTE_CS5 554
#define NOTE_D5  587
#define NOTE_DS5 622
#define NOTE_E5  659
#define NOTE_F5  698
#define NOTE_FS5 740
#define NOTE_G5  784
#define NOTE_GS5 831
#define NOTE_A5  880
#define NOTE_AS5 932
#define NOTE_B5  988
#define NOTE_C6  1047
#define NOTE_CS6 1109
#define NOTE_D6  1175
#define NOTE_DS6 1245
#define NOTE_E6  1319
#define NOTE_F6  1397
#define NOTE_FS6 1480
#define NOTE_G6  1568
#define NOTE_GS6 1661
#define NOTE_A6  1760
#define NOTE_AS6 1865
#define NOTE_B6  1976
#define NOTE_C7  2093
#define NOTE_CS7 2217
#define NOTE_D7  2349
#define NOTE_DS7 2489
#define NOTE_E7  2637
#define NOTE_F7  2794
#define NOTE_FS7 2960
#define NOTE_G7  3136
#define NOTE_GS7 3322
#define NOTE_A7  3520
#define NOTE_AS7 3729
#define NOTE_B7  3951
#define NOTE_C8  4186
#define NOTE_CS8 4435
#define NOTE_D8  4699
#define NOTE_DS8 4978


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