quinta-feira, 30 de abril de 2015

Entenda o que é o Siniav


Siniav Francisca (Foto: Divulgação / Detran-RR)

No próximo dia 30 de junho começa a valer a obrigatoriedade de que todos os veículos que circulam no Brasil tenham um chip de identificação eletrônica. Porém, faltando pouco tempo do fim prazo para instalação, apenas o estado de Roraima iniciou - e parou - a instalação, e não há uma "corrida" para cumprir a exigência. Isto porque a data limite deve ser adiada pela segunda vez, a pedido dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).


Criando schemas e tabelas no MySQL de forma gráfica





Veja neste vídeo, exemplos de como criar schemas e tabelas no Mysql Query Browser






Gostou do blog ?? Curta e compartilhe


quarta-feira, 29 de abril de 2015

Instalando Windows e Linux em dual boot



Neste artigo vou explicar como fazer um dual boot em um computador para que possamos optar qual sistema operacional queremos iniciar para trabalhar.
Acredito que muitos conheçam esta prática. Eu mesmo usei por muito tempo este tipo de situação, pois, como eu trabalhava muito com o Sistema Operacional Slackware Linux, havia situações que eu precisava rodar aplicativos no Windows e nem sempre funcionava emulando pelo Linux, inclusive jogos.
Hoje resolvemos este problema virtualizando Sistemas Operacionais, algo nos poupa muito tempo, além de tornar o trabalho mais dinâmico e ágil.
Como haviam me perguntado como fazer um Dual Boot no PC, decidi fazer este tutorial de uma forma bem detalhada e, como de costume em meus artigos, usando muitas imagens para o fácil entendimento dos passos aplicados.
Aqui estarei usando os Sistemas Operacionais Windows 7 Professional e o Ubuntu Linux. Vou estar fazendo todo este procedimento usando o Hyper-V (Programa de Virtualização do Windows) para estar criando um ambiente virtual. Para isso, irão reparar que no espaço de HD para o ambiente disponibilizei 50 GB de HD Virtual e 2.5 GB de memória ram.

Iniciaremos o Boot do computador a partir da mídia do Windows 7, lembrando que devemos alterar a opção de boot para o dispositivo correspondente à mídia do DVD.
Ao inciar o processo de instalação do Windows 7, aparecerão as opões de idioma e layout de entrada do teclado e depois clicaremos em Avançar.


dualboot2


terça-feira, 28 de abril de 2015

Testando a memória com MemTest com Live CD do Ubuntu


Você sabia que o sistema operacional Linux (aquele cujo mascote é o pinguim) pode ser usado como uma poderosa ferramenta de apoio para detectar e ajudar a resolver diversos problemas  de hardware e software que podem ocorrer no seu PC? Um deles é o teste de memória através do programa Memtest.

Memtest é um programa open source (código aberto) que efetua testes visando encontrar erros na Memória de Acesso Aleatório, mais conhecida como memória RAM. O Memtest geralmente acompanha várias distribuições Linux, do tipo live-cd, como Ubuntu, Kurumin, BR-Lix, etc.

Vamos aprender então como efetuar o teste?

1º passo: De posse de uma mídia com uma distribuição live-CD Linux, ligue seu PC , coloque-a no leitor de CD/DVD, entre no Setup, Advanced Setup (a depender da BIOS) e mude a sequência do boot para o sistema inicializar primeiro pelo CD/DVD e salve a mudança antes de sair, apertando para isto, a tecla F10.


setup,inicializar,cd,dvd,primeiro boot,first boot

Gostou do blog, curta a página no Facebook.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Como diagnosticar a memória do computador no Windows 7



A memória RAM é uma das responsáveis pelo desempenho exibido por um computador – assim como o processador – em qualquer situação. Se o seu computador começou a parecer mais lento do que era quando você o comprou, existe uma grande possibilidade da RAM ser responsável por isso.
Porém, antes de trocar os pentes de memória da sua máquina, algumas etapas de manutenção são essenciais e podem economizar um bom dinheiro na loja de hardware. Desfragmentar o disco, eliminar programas fora de uso, excluir arquivos de cache ou temporários e conferir tarefas executadas em segundo plano podem ajudar a recuperar o desempenho do PC.


Pentes de memória RAM


Se nada disso resolver, a melhor maneira de decidir se realmente é necessário trocar componentes da máquina é executar diagnósticos no computador. Para isso, a maioria dos usuários viria até o Baixaki e procuraria um software como o MEMTEST para executar essa conferência, não é mesmo?
Não há nada errado com isso, porém no Windows 7 é possível executar exames na memória RAM sem precisar instalar nada no computador, graças ao Painel de controle do Windows.

Gostou do blog, curta a página no Facebook.

Testando a memória com cd do Ubuntu


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Tornado em Xanxerê - Fotos - Vídeos


Olá pessoal, sei que esse blog tem por objetivo divulgar assuntos referentes a área de informática, mas hoje irei quebrar essa regra e mostrar um pouco da destruição que aconteceu na cidade que moro, Xanxerê.

Documentos encontrados em outra cidade

Gostou do blog, curta a página no Facebook.

Segue fotos. Veja os vídeos no fim da página



domingo, 19 de abril de 2015

Global Forest Watch





Global Forest Watch (GFW) é um serviço de monitoramento florestal online interativa e um sistema de alerta projetado para capacitar as pessoas em todos os lugares com a informação de que necessitam para melhor gerir e conservar as paisagens florestais. Global Forest Watch usa tecnologia de ponta  para fornecer as informações em uma timeline sobre o estado de paisagens de florestas em todo o mundo, incluindo alertas quase em tempo real, com suspeita de locais de perda recente cobertura arbórea. GFW é gratuito e simples de usar, que permite a qualquer pessoa criar mapas personalizados, analisar tendências florestais, emitir  alertas, ou fazer download de dados para a sua área local ou o mundo inteiro. Os usuários também podem contribuir para GFW através da partilha de dados

 "Apps" especiais fornecem informações detalhadas para as empresas que desejam reduzir o risco de desmatamento em suas cadeias de fornecimento, os usuários que desejam monitorar incêndios em todo o Sudeste da Ásia, e muito mais. GFW serve uma variedade de usuários, incluindo os governos, o setor privado, ONGs, jornalistas, universidades e público em geral.

GFW é uma parceria cada vez maior de organizações que contribuem com dados, tecnologia, financiamento.

Acesse aqui

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Windows 7 e suas diferentes versões: qual escolher?


O Windows 7 tem seis versões diferentes e cada uma é indicada para um tipo de usuário. Caso esteja precisando de uma ajuda para escolher qual versão do Windows 7, o TechTudo preparou algumas dicas que mostram as diferenças entre as versões, para que o usuário saiba escolher melhor qual irá utilizar em seu computador.


 


Windows 7 e suas diferentes versões: qual escolher? (Foto: Arte/TechTudo)

Windows 7 Starter Edition

Essa é uma versão reduzida do Windows 7, que permite executar apenas três programas ao mesmo tempo. De todas as versões do Windows 7, a Starter Edition é a que contém menos recursos. Ela não vem com o tema Aero e não possui uma variante 64 bits (apenas 32 bits). Além disso, o papel de parede e o estilo visual também não podem ser modificados pelo usuário.
Para complicar ainda mais, esta edição está disponível pré-instalada em computadores, especialmente notebooks, netbooks e computadores de baixo custo, pois ela se apresenta mais leve do que as versões mais completas. Normalmente ele é instalado nesses equipamento por integrantes de sistemas ou fabricantes de computadores.



quinta-feira, 16 de abril de 2015

Oque é um banco de dados ?



Existem vários tipos de banco de dados e eles estão presentes na nossa vida há muito tempo, a lista telefônica por exemplo pode ser considerada um banco de dados. Antigamente as empresas armazenavam informações em arquivos físicos, mas o surgimento e evolução dos computadores possibilitaram o armazenamento de dados de modo digital. Assim os bancos de dados evoluíram e se tornaram o coração de muitos sistemas de informação. A definição de Banco de dados encontrada na internet é essa:
Bancos de dados, ou bases de dados (em Portugal), são coleções de informações que se relacionam de forma que crie um sentido. São de vital importância para empresas, e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação.
Fonte: Wikipedia
Podemos simplificar essa definição para: “Bancos de dados são coleções de dados interligados entre si e organizados para fornecer informações.”


banco de dados

 

Dados vs Informações

Muitos consideram dados e informações como palavras sinônimas, mas na verdade não são. Para entender o que é um banco de dados é muito importante saber a diferença entre essas duas palavras.
  • Dados são fatos brutos, em sua forma primária. E muitas vezes os dados podem não fazer sentido sozinhos.
  • Informações consiste no agrupamento de dados de forma organizada para fazer sentido, gerar conhecimento.
Por exemplo, o número 2001 isoladamente faz algum sentido? Não! Isso é um dado. E se eu dissesse: “Ano do atentado terrorista às torres gêmeas: 2001″? Agora faz sentido! Isso é uma informaçãoUm banco de dados é uma estrutura de dados organizada que permite a extração de informações.

Gostou do blog, curta a página no Facebook.


quarta-feira, 15 de abril de 2015

Secure Failed Conection - Falha na conexão segura - Firefor versão 37


Semana passada foi aqui relatado, alguns erros a respeito do Firefox versão 37 na conexão a sites que exigem conexão segura HTTPS.

A própria Mozilla liberou algumas correções na versão 37.0.1, porém em alguns sites HTTPS isso permanece não funcionando.







Uma das maneiras de resolver é a seguinte...

Abrir o Mozilla Firefox atualizado na versão 37.
Digitar na barra de endereços about:config e pressionar Enter.


Clicar em “Serei cuidadoso, prometo!”
Na tela de configuração Localizar os arquivos de TLS clicar duas vezes em security.tls.version.fallback-limit e altere para 2