quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Google anuncia Android Wear, sistema operacional para relógios inteligentes



O Google anunciou nesta terça (18) o Android Wear, sistema operacional para relógios inteligentes. A notícia confirma informações divulgadas na semana passada, de que a empresa iria entrar com força no mercado dos "wearables", dispositivos "vestíveis".
De acordo com vídeo divulgado na página oficial do Google Mobile no YouTube, a interface dos relógios que utilizarem o sistema será semelhante à do Google Now, assistente pessoal presente em smartphones com versões mais recentes do Android –como o Moto X, desenvolvido pelo Google quando a Motorola ainda não havia sido vendida para a Lenovo.

Veja mais notícias de sistemas operacionais clicando aqui ! 

Os rumores sobre a entrada do Google no segmento ficaram mais fortes durante a feira SXSW (South by Southwest), realizada em Austin (EUA) na semana passada, por causa da fala do executivo responsável pelo sistema Android e outras plataformas dentro do Google, Sundar Pichai. "Queremos criar um conjunto de protocolos pelos quais eles [desenvolvedores] possam trabalhar juntos", disse. "Quando dizemos 'vestíveis', estamos pensando muito mais amplamente."
Por enquanto, não há confirmação de que a empresa irá lançar um relógio fabricado em parceria com a LG, que já produz a linha Nexus.
Alguns relógios inteligentes já utilizaram o sistema Android para smartphones como base. A Samsung trocou o software pelo do Tizen, cujo desenvolvimento é em parte responsabilidade da empresa sul-coreana, junto com Intel, Panasonic, Huawei, entre outras. O Smartwatch 2, da Sony, também roda Android, na sua versão 4.0 (Ice Cream Sandwich).
Assista ao vídeo de divulgação abaixo.


Gostou, compartilhe no Facebook clicando aqui !




Fonte: Folha de São Paulo

Trojan causou queda de avião na Espanha




“Ah, ter vírus no meu computador só vai deixá-lo mais lento”. Essa é a visão de muita gente. Para as 154 pessoas mortas por uma queda de avião após decolagem no aeroporto de Madrid-Barajas em 2008, é algo bem mais importante do que desempenho.
Segundo uma investigação, os computadores em terra que verificam problemas técnicos estavam infectados com um trojan, ou seja, o vírus “bloqueou” a exibição de três problemas técnicos que, não fosse ele, teriam impedido a decolagem do avião. As autoridades estão tentando descobrir como o trojan entrou no computador.

Veja mais notícias de sistemas operacionais clicando aqui ! 

Algumas teorias. Se for verificado que a culpa foi do usuário (em deixar o trojan infectar o computador), qual será a punição, nos termos da lei espanhola, contra ele? Demissão, homicídio culposo (sem intenção de matar), ou o quê? Sei que a culpa pode não ter sido dele, mas um malware ser a causa da queda de um avião é algo que me deixa um pouco incomodado para voar…

Gostou, compartilhe no Facebook clicando aqui !

Fonte: Gizmodo.

Linux entra na briga de sistemas operacionais para carros




Desenvolvido em conjunto com a Linux Foundation, o Automotive Grade Linux (AGL) é um sistema operacional para carros, assim como o Carplay, da Apple, e o Android Auto, do Google, mas com código aberto.

Veja mais notícias de sistemas operacionais clicando aqui ! 

Com ele, as fabricantes poderão criar outras interfaces sem que isso atrapalhe a compatibilidade entre diferentes marcas de veículos. A plataforma é baseada no Tizen In-Vehicle-Infotainment (IVI), cuja principal desenvolvedora é a Intel.

A interface é feita em HTML5 e Javascript, padrões abertos já usados em computadores, além dos sistemas Android, o que também facilita a compatibilidade. Entre os parceiros do projeto estão a Toyota, Honda, Nissan, Hyundai, Jaguar e Renesas, fabricante de chips automotivos.

Seu funcionamento é diferente dos sistemas de Apple e Google, que atuam como interfaces distintas rodando sobre os sistemas proprietários dos fabricantes e dependem de smartphones.

Um álbum com imagens do sistema operacional da Linux em funcionamento está disponível aqui e a primeira versão já foi lançada. Agora depende do ritmo de adesão das montadoras.

Gostou, publique no Facebook clicando aqui !

Via: Tech Hive

Gliffy - Fluxogramas online fácil e rápido



Fluxogramas, UMLs, organogramas são coisas que todo mundo, seja da área de tecnologia ou não, sempre precisa fazer um dia para complementar um relatório, uma apostila, um post e por ai vai. Hoje em dia existem várias ferramentas desktop bacanas para esse fim.
Mas e quando não temos nada instalado e precisamos fazer um fluxograma descente e rapidin ? Já vi gente até apelando para aquelas bizarrices do Word: pra alguns funciona, mas vai fazer um rascunho de UML/Diagrama pra ver o lado bom da vida.
Para quem precisa de algo assim, vale a pena demais experimentar o Gliffy. ;)

Descobri por esses dias o Gliffy, uma ferramenta online de geração de diagramas bem bacana, fácil de mexer e o melhor: GRÁTIS por 30 dias na versão Premium! A diferença crítica entre a versão Basic (que você terá após 30 dias se não quiser pagar pela versão Premium) além das adições significativas, é que você poderá ter apenas 5 mapas e todos eles serão públicos.
Então, se a sua idéia é mesmo fazer organogramas e coisas do tipo rapidim pra complementar aquele trabalho, essa é a ferramenta. Se você usa pra caramba, ainda acho que valeria avaliar a ferramenta, pois são apenas 5 dólares por mês. :P
Para usar o serviço, basta se cadastrar e começar a usar. Enquanto estiver na versão Premium (que é a que você começa assim que se cadastra) você pode criar quantos documentos quiser.

Interface e uso

A interface é bem simplista e tem vários shapes (formas) acessíveis que podem ser usados e manipulados. Os menus também apresentam várias opções como agrupar elementos e afins.

A interface do Giffly é simples e intuitiva

A interface do Giffly é simples e intuitiva
A manipulação dos elementos é bem fácil também, com guias para aumentar, diminuir, rotacionar e inserir texto quando clicados duas vezes.

Manipulação de elementos 
Manipulação de elementos
Outro lance bem bacana são as opções de propriedades e customizações, que são apresentadas num menu contextual, que apresenta diferentes opções dependendo do elemento selecionado.

Menu de opções contextualizado
Menu de opções contextualizado

Exportando

O Gliffy permite a exportação fácil para JPG/PNG. Ele possuiu um exportador para o Microsoft Visio também (formato SVG). Nunca se sabe né ?
Exportação
Exportação

E é isso

Para quem quer algo pra fazer algo simples e no pulo, taí uma ótima ferramenta para quebrar o galho. Para quem quer algo para substituir ferramentas desktop tradicionais, vale a avaliação: eu sinceramente achei bem mais prático e com opções que o OmniGraffle para Mac, um dos que o pessoal mais fala bem.

Alguns fluxogramas legais encontrados na internet


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

4 Templates grátis do PowerPoint



Quem  nunca teve aquela leve sensação que a apresentação do power point que você apresentou na aula passada não chamou atenção o suficiente ?

Pois agora seus problemas acabaram.

Para de quebrar a cabeça tentando montar um slide perfeito e baixe logo esses templates totalmente gratuitos e interativos, bastando apenas editá-los.

Formato Windows
Download ppt1
Download ppt2
Download ppt3
Download ppt4 

Formato Mac
Download ppt1
Download ppt2
Download ppt3
Download ppt4

Gostou, publica ai no Facebook clicando aqui


Como aprender programação de um jeito diferente ? - Parte 3



Seguindo os posts da parte 1 e da parte 2, segue mais dicas para você utilizar nas suas aulas de introdução a programação ou algoritmos.


A plataforma Code.org fornece vários aplicativos e jogos voltados para você aluno ou professor que quer praticar (jogar por horas) ou implantar tarefas em sala de aula e fazer que eles entendam de uma maneira divertida.

Vamos combinar, ensinar programação daquele jeito teórico e chato é muito desmotivante


Vamos ao que interessa !!!!

Existem vários jogos no Code.org, porém vamos oque eu considero aquele de mais baixo nível.


O jogo Artista, tem como objetivo seguir uma linha pré-definida pelo aplicativo.
Veja passos abaixo.

 


Na figura acima,
no número 1, representa-se o artista que vai receber os movimentos
no número 2, representa os blocos de programação que posso utilizar
no número 3, representa-se os blocos de programação que o artista vai realizar quando for clicado no botão executar (4).
no número 5, todos os blocos adicionados no número 3 são transformados em comandos.

Para mais exemplos veja o vídeo.


Gostou, compartilhe este post no Facebook


domingo, 22 de fevereiro de 2015

Atualização do protocolo HTTP que deve acelerar a web é finalizada



Um novo padrão de protocolo para a Internet, o HTTP/2, está prestes a aparecer em browsers e serviços diversos. Ele foi finalizado na manhã desta quarta-feira (18), de acordo com um post de blog de Mark Nottingham, presidente do IETF HTTP Working Group.

Agora, o protocolo deve passar por algumas etapas editoriais antes de ser publicado como um novo padrão a ser usado em navegadores e serviços da web. O HTTP/ 2 será a primeira atualização do Protocolo de Transferência de Hipertexto desde 1999, quando foi adotado o HTTP 1.1.

O novo padrão promete algumas vantagens, tais quais carregar uma página mais rapidamente, assegurar que conexões durem mais tempo e facilitar que os servidores enviem dados para seu cache.

O Google foi uma das primeiras empresas a anunciar que utilizará o novo padrão em seu navegador. O Google pretende utilizá-lo no Chrome 40 nas próximas semanas. Segundo a companhia, o HTTP/2 inclui vários recursos que evoluíram a partir de seu protocolo, incluindo multiplexação e compressão de cabeçalho – ambos permitem de forma eficiente fazer várias solicitações de páginas de uma só vez.

Fonte: Info Abril

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Como aprender programação de um jeito diferente ? - Parte 2

Para quem leu a parte 1 de como aprender programação, segue outro jogo que ajuda em muito a promover a lógica dos seus alunos, e acima de tudo, promover de uma maneira legal e divertida.

Teste de Einstein





quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Como aprender programação de um jeito diferente ? - Parte 1

Como ensinar programação para seus alunos de uma maneira diferente ? Eis a dúvida de muitos professores.



Estava eu navegando pela internet,e acabei encontrando um jogo muito interessante e de fácil assimilação, o nome do jogo é Light Bot. Baseia-se em um robô que deve ser "programado" para chegar ao seu objetivo final. Pode ajudar em muito a assimilação dos conteúdos das disciplinas de programação.



Jogue aqui



 

Segundo o site DualPixel e a Revista Info jogo é direcionado para crianças de 4 a 9 anos, mas creio que muitos adultos vão tentar se aventurar por aqui também. O jogo é baseado em fases, conforme se avança as fases ficam mais complexas.

Existem na internet vários sites que possuem este jogo, o mais simples que encontrei foi esse aqui

Segue fotos dos alunos tentando resolver algumas fases.













segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Tipos de animação (Animation) em Android


Sabemos que nas aplicações utilizando Android, é muito importante a utilização de animação (animation). Animações não apenas deixam uma estética melhor, mas também permitem mostrar ao usuário o que acontece com o aplicativo executado.


Vamos a ao tipos mais usados de animação

Orientação/Orientation da tela Android - Retrato/Paisagem



Olá pessoal, vamos agora aprender um dica rápida de como alterar a orientação do seu aplicativo Android automaticamente conforme a movimentação do usuário


Crie seu projeto do Eclipse, e vá na activity principal, adicione o seguinte código dentro do método create.

Leia também sobre animações aqui

Veja mais artigos de Android aqui 





segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Animation "Fade In" de Objeto em Android




Com certeza uma das coisas mais interessantes no desenvolvimento em Android é a questão de animação. A animação é possível através de vários caminhos. Neste artigo iremos discutir uma animação fácil de realizar,uma animação de "fade in".

Vamos a prática