Quem usa o Facebook,
 provavelmente, já recebeu uma corrente dizendo que ele seria pago em 
breve. Isso é mentira. Mas há uma rede social, Netropolitan, que cobra 
para o usuário acessá-la. E não é pouco. Voltada para os ricos, ela tem 
uma taxa de inscrição de “apenas” US$ 9 mil (cerca de R$ 21 mil).
Lançada
 na terça-feira (16), a rede se descreve como “o clube online para 
pessoas com mais dinheiro do que tempo”. Segundo o seu criador, em 
entrevista à CNN, o seu produto está longe de ser uma brincadeira. Para 
James Touchi-Peters, há demanda o suficiente para que a página seja um 
sucesso.
 Netropolitan, um Facebook de ricos por apenas US$ 9 mil (Foto: Divulgação/Netropolitan)
Lançada na terça-feira (16), a rede se descreve como “o clube online 
para pessoas com mais dinheiro do que tempo”. Segundo o seu criador, em 
entrevista à CNN, o seu produto está longe de ser uma brincadeira. Para 
James Touchi-Peters, há demanda o suficiente para que a página seja um 
sucesso. 
“É 100% real, e acredito que há demanda e audiência para este 
serviço. Vi uma necessidade de um ambiente onde você pode falar das 
melhores coisas da vida sem receber críticas. Um ambiente em que as 
pessoas compartilhem gostos e experiências semelhantes”, afirmou 
Touchi-Peters.
O preço altíssimo, segundo ele, foi 
estabelecido para manter a rede social como um ambiente exclusivo e 
único. A ideia do site, como descrito na própria página, é que o usuário
 “se conecte a pessoas do mesmo status social, mas fora do círculo 
social”. Outras taxas também garantem benefícios diferentes.
Privacidade e moderação, sem anúncios
O 
Netropolitan tem, por exemplo, moderadores a todo momento fiscalizando o
 comportamento dos usuários, e evitando possíveis perturbações. 
Além
 disso, é possível contactar uma área de suporte sempre que necessário. 
Não há anúncios, e páginas do site não aparecem em ferramentas de 
buscas.
Celebridades na rede social
A privacidade é
 um foco extremamente valorizado pela rede, que promete não revelar 
nunca o número de usuários e nem quais possíveis celebridades utilizam o
 serviço. Para se registrar, é preciso ter 21 anos e inserir dados reais
 de identidade e localização, fundamental para encontrar contatos por 
perto.
Netropolitan é um serviço "exclusivo" e extremamente caro para várias plataformas (Foto: Divulgação/Netropolitan)
Dúvidas?
Há ainda outros detalhes 
interessantes na sessão de perguntas e respostas do Netropolitan: só são
 aceitos posts em inglês na rede social, é proibido enviar mensagens 
pedindo uma vaga de emprego para algum usuário, não é possível criar 
páginas de empresas ou marca, não há sistema para criar anúncios no site
 e eles garantem que as informações não são vendidas para publicidade e 
outros.
Para quem estiver interessado em participar da rede social (netropolitan.info)
 “exclusiva”, a taxa de US$ 9 mil (cerca de R$ 21 mil) deve ser feita à 
vista por cartão de crédito no Netropolitan. Um e-mail de confirmação 
irá ser enviado para garantir o registro. Depois disso, serão cobrados, 
anualmente, mais US$ 3 mil (cerca de R$ 7 mil) para manter a conta 
funcionando.
Via CNN e Netropolitan e TechTudo.